31 de dezembro de 2016

Aprendi em 2016 que ...

2016 foi um grande ano. Não foi caracterizado de apenas bons momentos, teve também a sua dose de momentos menos bons. Na verdade, estes são precisos. É a combinação desses dois mundos que nos faz crescer e evoluir. Estes fazem-me querer evoluir e lutar por aquilo que acredito e pelas pessoas que amo. Sem eles paramos. Ficamos presos.
Foi um ano de mudança. Tanta mudança. Cresci tanto. Continuo a crescer todos os dias e espero que assim seja até ao final da minha vida. Mas 2016 marcou um grande crescimento. O interior. 
Assim sendo, as lições que aprendi foram para lá de muitas. Dezenas talvez. Despeço-me deste ano feliz. Feliz porque finalmente encontrei o meu caminho. Feliz porque estou a ter a coragem de o seguir. Não posso pedir mais. Só agradecer. O importante é continuar. Apesar de tudo. E por tudo. 





1- A vergonha não nos deve impedir de dar o nosso melhor. Sendo uma pessoa tímida sempre tive medo de dar o meu melhor com medo do que os outros podiam pensar. Pensei que talvez estivesse no curso errado por essa razão. O que os outros pensam nunca pode interferir com a nossa dedicação. Ainda pode restar um pouco de timidez em mim, mas esta já não me impede de dar o meu melhor. Seja no que for. Consegui.

2- Relacionar-me com pessoas. É importante ter com quem interagir. Descobrir pessoas que tenham as mesmas ambições de vida e forma de pensar nem sempre é difícil. Basta darmos uma oportunidade.

3- Novas experiências. E dizer sim à mudança. O desconhecido assusta-nos na maior parte das vezes, mas este também significa crescimento. Quer seja ir para o curso que queremos, arranjar emprego, mudar de cidade, etc... O importante é continuar em movimento. E aceitar o diferente.

4- O bem nem sempre é reconhecido. Podemos dar o nosso melhor em algo que mesmo assim há pessoas que não o vão reconhecer. Muito pelo contrário. Nem todos partilham dos mesmos valores. Dessas situações retiram-se aprendizagens para a vida. Nada se perde. Os nossos valores continuam.

5- Dizer não. Palavra tão simples, mas tão complicada ao mesmo tempo. Não podemos aceitar algo que não queremos só para não "magoar" a outra pessoa. De nada vale fazer algo contrariado. Façam apenas aquilo que vos torna felizes. Esse é o caminho.

6- Explorar. Ver o mundo que está à nossa volta. Descobrir novos povos e culturas. É o melhor crescimento que existe. É isto que fica em nós. Sempre. São as memórias. 

7- Ajudar o próximo. Sempre foi um valor que tive presente em mim. E cada vez é mais forte. Não custa nada e recebe-se tanto. 

8- Pesquisar. Não acreditar na primeira coisa que leio. Todas as histórias tem dois lados. Só depois de saber ambos posso formar a minha opinião. Seja no que for.

9- Não me rebaixar se insultarem os meus valores. Responder com integridade e respeito é a forma. Ninguém o espera.

10- Esperar uns minutos. Há situações que nos levam ao nosso limite. Há coisas/pessoas que não valem a pena. Bastar sair da sala, respirar fundo e voltar. Tudo vai ficar igual. Menos nós. Que nos tornamos mais fortes.

11- Negatividade longe. Acredito nas energias das pessoas. E em como isso me afecta. Se estou com uma pessoa com uma energia negativa e diferente da minha simplesmente me afasto. 

12- Não me comparar com os outros. Todos somos diferentes. Todos temos os nossos caminhos. Tenho de seguir o meu e acreditar nas minhas capacidades.

13- Nada nos é dado. É preciso lutar para conseguirmos chegar onde queremos e alcançar os nossos sonhos. Dedicação e trabalho sempre vão trazer recompensas. Mais cedo ou mais tarde.

14- Gratidão. Este é o meu segredo para ser feliz. Encontrar gratidão nas mais pequenas coisas da vida. São elas que no seu conjunto tornam os nossos dias melhores. Tornam-nos felizes. Eu sou feliz. Escolho sê-lo. Todos os dias.



Sofia ❤️

Sem comentários:

Enviar um comentário